Edleuza
Isso é que é eficiência! hahaha


Há uma regrinha de ortografia que diz:
"Usa-se -m antes de -p e -b"

bombeiro, campo, embrião, tampa, samba, sempre, ambulância... e assim por diante.

Está aí uma norma bem fácil de ser assimilada. Eu diria que esse é um dos deslizes ortográficos que menos aparecem nos textos dos alunos com os quais trabalho.

Até aí, tudo bem, mas... alguém, alguma vez na vida, já se perguntou por que "tem" que ser assim? Por que a gente "tem" que escrever -m, e não -n, se as duas letras produzem som nasal?

Não sou contra regras, desde que haja uma explicação plausível para obedecê-las, algo que me dê a sensação de "Ah, tá, agora entendo por que se faz assim...".

Hoje sei que esse detalhezinho na escrita, usar sempre -m antes de -p e -b, não foi determinado ao acaso, ao bel-prazer de um sádico qualquer (ai, que exagero!...), ao contrário, levou em conta um critério bastante significativo em nossa língua, o fonético.

É bem simples: as letras m, p e b são as únicas explosivas bilabiais do nosso alfabeto, ou seja, para que elas possam ser ditas nossos lábios precisam se unir. Experimente! Fale: meu / pai / bom. Sentiu como os lábios necessariamente se juntam para o som poder explodir e sair? (Não é por acaso que o beijo, assim como a palavra que o traduz, é realizado com a união dos bios... - Hum!... Lindo, não?)



Marcadores: | edit post
6 Responses
  1. Falando em explosivas bilabiais, quem é mesmo bom nisto é o Inri Cristo quando fala: "Meu Puuuáááááiii!"

    Aquilo sim que é uma verdadeira explosão bilabial!


  2. Edleuza Says:

    Sabe que o Ebenézer acabou de falar a mesma coisa?

    O Inri é uma absurda bilabial andante, e olha que ele tem seguidores!... hahaha


  3. Edleuza,sua ilustração não está condizente. O cidadão caricaturado demonstra ser um guarda municipal próximo à aposentadoria. Só quem consegue o feito, devido a distancia,são os jovens na puberdade.


  4. Edleuza Says:

    ... e pot isso o humor e a eficiência! hahaha


  5. Unknown Says:

    Muito bom seu site. Parabéns!


  6. Edleuza Says:

    Obrigada, Carlos, seja bem-vindo!


Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails