Edleuza

Homófona do momento:cassados

Mais de 300 políticos já tiveram mandatos cassados
Uma pesquisa divulgada pelo MCCE reverla que diversos políticos já foram ca
ssados

Uma pesquisa divulgada pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) revelou que, do final de 2008 a março deste ano, 357 prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos no ano passado foram cassados por compra de votos ou uso eleitoral da máquina administrativa.

O levantamento teve como base dados da Corregedoria Geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foi analisada a situação de 84,74% das zonas eleitorais do país.

Entre 119 vereadores cassados por compra de votos no período considerado, a maioria (50 casos) tinha atuação na região Nordeste. Também já perderam mandato 238 prefeitos e vices eleitos em 2008.

O número de mandatos interrompidos pode crescer bastante nos próximos meses. A corregedoria do TSE contabiliza outros quatro mil processos relacionados à corrupção eleitoral ainda pendentes de conclusão, 3.124 deles referentes à compra de votos no último pleito.

O aumento de cassações reflete a aplicação da Lei 9.840, de 1999, originada de iniciativa popular. O MCCE é formado por 40 entidades da sociedade civil, movimentos sociais e igrejas. (Agência Brasil)


Relembrando...
Homófonas: mesmo som, mas escrita e significado diferentes

Caçar / Cassar

Caçar: perseguir para matar. "Caçar onça."
Cassar: anular, revogar. "O Kassab foi cassado?!"


Parônimas: palavras parecidas
Mandado / Mandato

Mandado: ordem, encargo.
"Recebeu um mandado de prisão."

Mandato: concessão de poderes para desempenho de uma representação.
"O mandato do prefeito foi cassado."



0 Responses

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails