Edleuza

"Cruzes", mesmo!!... Estava fazendo um trabalho importantíssimo e, de repente, puft!, a luz acabou! Resumo da ópera: não consegui mais dormir esta noite, afinal, 6h da madruga tinha que enviar o arquivo.

(Desculpa, aí, Loro...)


Apagão atinge ao menos 9 estados no país

Por Bruno Marfinati

SÃO PAULO (Reuters) - O apagão que atingiu várias regiões do país na noite da terça-feira foi causado pelo desligamento completo da usina hidrelétrica de Itaipu devido, possivelmente, a uma forte tempestade, afirmou o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, a jornalistas em Brasília.

O abastecimento de energia elétrica foi interrompido por volta das 22h15 (horário de Brasília) em pelo menos nove Estados. Cidades de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Pernambuco e Bahia foram afetadas.

De acordo com o ministro, o Estado do Rio de Janeiro foi o mais atingido, e a falta de luz também foi registrada no Paraguai.

"Não se sabe exatamente a causa, mas imagina-se que questões atmosféricas, tempestade de grande intensidade, possam ter contribuído ou determinado o desligamento das linhas de (trasmissão) de Itaipu", disse Lobão a jornalistas em Brasília ao sair de um evento.

Na cidade de São Paulo, o apagão complicou o trânsito, paralisou o sistema metroviário e interrompeu parcialmente telefones fixos e celulares. Por volta da 1h10 da madrugada desta quarta-feira, a energia havia voltado parcialmente a algumas regiões da cidade.

As ruas do Rio de Janeiro, sem luz, estavam desertas, com pouco policiamento e apenas alguns carros e ônibus circulando. No aeroporto do Galeão, os passageiros que desembarcavam por volta das 23h (horário de Brasília) eram alertados por alguns motoristas de táxi a não deixarem o local por risco de arrastão. Entretanto, no caminho até a zona sul nenhuma via estava congestionada.

"O sistema não é frágil, o sistema é um dos mais fortes, mais seguros do mundo. Nós temos 98 por cento do sistema interligado. O que aconteceu haverá de ter sido um acidente e não deficiência do sistema", disse Lobão.

Pelo menos 17 mil megawatts, o suficiente para abastecer o Estado de São Paulo, saíram do sistema elétrico nacional, informou a assessoria de imprensa do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

"Houve também desligamento de algumas linhas abastecidas por Furnas. Ao desligar a linha de Itaipu, outras linhas, por consequência, dentro do sistema interligado, também saem de funcionamento", disse o ministro.

Itaipu fornece cerca de 20 por cento da energia ao Brasil, porém mais de 90 por cento ao Paraguai, onde foi registrado um corte no fornecimento de energia que durou cerca de 15 minutos. Segundo moradores da capital Assunção, o abastecimento foi logo restaurado.

Lobão afirmou ainda que "dentro de muito pouco tempo seja possível (...) restaurar o funcionamento de todas essas linhas."

(Reportagem adicional de Brian Ellsworth, Guillermo Parra-Bernal e Todd Benson em São Paulo e de Stuart Grudgings e Denise Luna no Rio de Janeiro)

Marcadores: | edit post
1 Response
  1. Acho interessante estes "apagões". No momento em que ocorrem fico imaginando o que seria da humanidade se uma tragédia de grandes proporções interrompesse o abastecimento de energia no mundo de forma irreversível. Apocalipse? Será que a humanidade sobreviveria? Com certeza sim, mas uma grande parte não.

    Para mim o apagão foi bom, pois me obrigou a dormir mais cedo. Mas lamento pelos milhões, como você, que foram prejudicados.


Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails