Edleuza
Hum... não se engane...
Embora todo moderno, numa supermoto e cheio de estilo, esse lobo continua maUUUUUUUUUUUU...


Mau, com U, é contrário de bom.

1. Bom trabalho. Mau trabalho.
2. Homem bom. Homem mau.
3. Bom momento. Mau momento.
4. Bons antecedentes. Maus antecedentes.
5. Boa ideia. ideia.


No restante das situações, usa-se mal, com L
.
Alguns exemplos:

Estou me sentindo muito bem hoje!
Estou me sentindo muito mal hoje!

Estava sempre mal-humorado.
Estava sempre bem-humorado.

Mal chegamos e já começou a chover.
A bem não chegamos e já começou a chover.

Dirige muito bem.
Dirige muito mal.

Foi muito bem tratado na cidade.
Foi muito mal tratado na cidade.

Isso me causa um enorme mal-estar.
Isso me causa um enorme bem-estar.


Há pessoas que só sabem falar mal dos outros.
(falar mal, falar bem)
O dinheiro mal deu para comprar o básico.
Não deseje o mal para ninguém. Deseje sempre o bem.
Não me leve a mal, mas preciso ir.
"Longe do meu domínio, cê vai de mal a pior..."
Se não for por bem, vai por mal!

3 Responses
  1. Aprendi a seguinte regrinha: se na frase você conseguir substituir a palavra "mal" por "bem", então o mal com certeza será com "L". Funciona também para "mau" quando na substituição a palavra for "bom".

    Exemplo:

    Tenho um mau pressentimento de que irei passar mal.

    Tenho um bom pressentimento de que irei passar bem.

    Sempre funciona!


  2. Edleuza Says:

    É isso aí, parece que você foi um bom aluno! (ou eu estou julgando mal?...)

    : )


  3. Bom aluno? Acho que nem tanto.
    Bem, pelo menos eu era esforçado.
    Mas na verdade é que eu tive a mesma sorte que tem os seus alunos, ou seja, de passar pela mão de uma excelente professora.


Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails