Edleuza


Sinais de Pontuação


Semelhante aos sinais de trânsito, os sinais de pontuação constituem-se numa convenção social necessária à organização, direcionamento e indicação de caminhos, a saber, os sentidos do texto.


Diferentemente da linguagem falada, a escrita exige uma maior rigidez na padronização de códigos e sinais – especialmente em produções textuais cuja linguagem requer maior nível de monitoração.


Pode observar: quando nos comunicamos por meio da fala, dispomos de mil e um recursos que nos auxiliam a expressar o que desejamos. O tom da voz, os gestos, a expressão facial, o posicionamento do corpo ou até mesmo o silêncio pode se mostrar como elemento interessante na comunicação.


Na produção escrita, no entanto, o leque de opções não é tão amplo assim. Dentre os principais recursos gráficos de que dispomos destacam-se dois: as palavras e os sinais de pontuação. Um único ponto, muitas vezes, torna-se o diferencial absoluto na produção do sentido de uma sentença. E digo sentença na dupla acepção da palavra, a de uma construção linguística, e a de determinação judicial, como retratado na famosa história do telegrama em que a falta de um único ponto poderia colocar um final na vida do réu...


Telegrama:

“PERDÃO IMPOSSÍVEL QUE SEJA CUMPRIDA A SENTENÇA”


Fim da linha para o réu:

“PERDÃO IMPOSSÍVEL. QUE SEJA CUMPRIDA A SENTENÇA.


Liberdade:

“PERDÃO. IMPOSSÍVEL QUE SEJA CUMPRIDA A SENTENÇA.


(Será que o juiz era misericordioso e "bom em português"?? rsrsrs)





A vírgula é outra "poderosa"! Que diferença pode fazer num determinado (con)texto! Se colocada fora de lugar, num almoço, por exemplo, pode até deixar a cerimônia de lado e confundir a pessoa com o prato principal:


- Você quer macarrão?


ou


- Você quer, Macarrão?



(Palavras da minha mãe. Quantas vezes a ouvi falando exatamente assim, à mesa, pra fazer a gente rir - saudadesssss!!!)


0 Responses

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails