Edleuza
Embora haja uma semelhança fonética, existe uma grande diferença entre as construções "estou a mando" e "estou amando".

A primeira pressupõe subordinação, sujeição a uma pessoa ou situação, independente se você concorda ou não com o que está sendo imposto. Ex.: Estou a mando do meu chefe.

A segunda - uau!!! - não tem nada a ver com a primeira. Estar amando (do verbo amar) indica liberdade, satisfação, encantamento.

Este ano, mesmo estando a mando de instâncias superiores, o que é natural e imperativo para a maioria dos seres viventes que trabalham, também estou amando o que tenho feito.

Vivencio um momento muito bom em minha profissão. Consegui ser lotada numa escola municipal para trabalhar com o EJA, Educação de Jovens e Adultos, experiência que comecei a ter no final do ano passado em outra escola, e de que gostei muito.

A diferença do ano anterior para este é que o ambiente é outro, com organização e mentalidade um pouco diferentes. O grupo é bem coeso em propósitos, comprometimento (muito!) e grande preocupação com o crescimento dos estudantes. Há um acompanhamento rigoroso com relação ao comparecimento tanto de professores quanto de alunos, as atividades desenvolvidas e principalmente a disciplina, uma vez que temos vários alunos adolescentes - desta e advindos de outras escolas - que ainda não estavam familiarizados com a prática do respeito mútuo e da convivência harmoniosa numa sala de aula. Começam, agora, a perceber que o trabalho é sério e dão sinais de mudança.

Até a refeição, que em muitas escolas não é assim tão boa, tão bem preparada, nesta o cheiro invade os corredores e dá água na boca. Os alunos dizem que é bem gostosa - pena que os professores e funcionários não possam se servir..., mas, se são normas (e existem os porquês), a gente respeita.

Eu já sabia que existiam escolas que, mesmo públicas, são organizadas, limpas e com uma preocupação real com a aprendizagem do aluno. Hoje meu coração se alegra por estar numa delas.

Obviamente que não é fácil, pois todos os dias o professor enfrenta uma situação nova, por vezes desafiadora e estressante... não é um mar de rosas! Mas as vitórias que estamos tendo vamos comemorando. Estamos, dentro de nossas possibilidades, procurando fazer o melhor. A despeito de dar bastannnnnnnte trabalho, com certeza, está sendo muito gratificante!

Só sei que este ano não estou apenas a mando, dentro de uma situação. Estou amando mesmo e me dedicando o quanto posso.




Queridos da 3ETA: é um prazer ir à sala de vocês, vê-los tão interessados (a maioria...) e crescendo! Parabéns, para muitos, pela volta aos estudos depois de tanto tempo! Acima de tudo, isso indica autoestima e valorização pessoal.

Superpoderosos da 4ETC: para mim é um presente quando estou aí, com gente tão batalhadora, inteligente e capaz! Obrigada pelo carinho, interesse e relacionamento ótimo que posso ter com vocês!

Pessoal da 4ETD: quanta gente boa nessa sala! Sei que aos poucos estão percebendo que tudo é uma questão de escolha... Parabéns a quem já começou a fazer escolhas legais, inteligentes!

Um abração!








Marcadores: , | edit post
2 Responses
  1. Anônimo Says:

    Oi, Edleuza, hoje tive tempo para visitar o seu espaço virtual e, mesmo não tendo visto tudo, gostei muito! Como você, também leciono para a EJA, enfrento os mesmos desafios e tenho as mesmas alegrias com os avanços desta gente que nos ensina a não desistir, apesar de tantos problemas. Parabéns pela dedicação, pelo carinho e pelo compromisso que você demonstra em tudo que faz!
    Beijos,
    Silvana


  2. Edleuza Says:

    Oi, Sil! Que delícia seu comentário!
    Um bj!
    (quando quiser, podemos trocar figurinhas...)


Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails