
Esta semana, mais uma vez, vivenciei essa realidade com meus alunos.
Por um lado, experimentei o gostinho amargo da falta de empenho para fazer as atividades propostas: muita divagação, muita conversa, mesmo numa sala em que temos um relacionamento amistoso e os alunos são afetuosos. O agravante é o que essa falta de concentração pode acarretar para o (não)desenvolvimento deles, no que diz respeito à expressão escrita - sabe aquelas "pérolas" que circulam pela internet, com deslizes ortográficos de arrepiar e falta de coerência? Pois então... é disso que estou falando. E já que trabalhamos de maneira bastante séria com leitura e produção escrita, fazendo apontamentos e levando os alunos a refletirem sobre adequação e correção, a concentração na hora dos comentários e no momento da revisão é fundamental.
Após muita conversa, chamar a atenção em particular, mudar alguns de lugar... não houve jeito: semelhante a filhos, que chega um momento em que os pais têm que cortar privilégios, adeus Show de Talentos - para esta sala, haverá aula normal.

Para quem, por natureza, é apaixonada por produção de textos, já viu... foi delicioso ver o orgulho nos olhos deles ao ler os textos que eles mesmos produziram, a originalidade e criatividade em suas palavras. Com certeza, as crônicas irão para o mural da escola, digitadas, bonitas, com o nome de cada autor.
Escola é assim mesmo... cheia de sustos e alegrias. E a gente vai caminhando...
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