Edleuza
Em nossa língua existe um grupo de palavras denominadas Homônimas (não, não... não tem nada a ver com sabão em pó...). Homo, com -H, quer dizer o mesmo, igual, semelhante. Homônimas, portanto, são palavras que possuem ou a mesma grafia (escrita) ou o mesmo som.

Assim, quando uma receita pede uma
massa homogênea, quer dizer que esta precisa ficar por igual, com a mesma textura. Ou, se conheço uma pessoa que se interessa romanticamente por uma pessoa do mesmo sexo, posso deduzir que se trata de um homossexual.

As palavras que possuem a mesma grafia (escrita igualzinha, sem tirar nem pôr) são chamadas de Homônimas Homógrafas, e o significado de cada uma delas é facilmente percebido pelo contexto. Veja que simples:

1) "A conversa está boa, mas preciso me levantar logo desse banco e ir pagar essa conta antes que o banco feche!" (banco, assento / banco, instituição financeira)

2) Quantos sentidos pode assumir a palavra ponto (acima), uma legítima homônima!


Já as palavras que possuem o mesmo som são chamadas de Homônimas Homófonas e distinguem-se, necessariamente, pela escrita:

1) Mal chegamos à praia e já percebemos o mau tempo: choveu o feriado inteiro! (mal, advérbio / mau, adjetivo, contrário de bom)

2) Será que um coração ferido tem conserto? (conserto, reparo / concerto, apresentação musical)

Há dezenas de pares de palavras Homófonas em nossa língua. E nossos artistas e poetas utilizam-se constantemente da riqueza e variedade que nosso português tão brasileiro nos oferece. É o que faz o Veríssimo na crônica a seguir, onde joga de maneira muito inteligente e bem-humorada com as palavras preSSão e preÇão - é muita criatividade pra uma pessoa só!!


(...)

(As reticências entre parênteses indicam que omiti uma pequena parte do texto. Numa próxima postagem explicarei o porquê)





0 Responses

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails