
A princípio pode até parecer um ato "heroico", mas, na prática, a pessoa que "levanta a lebre" geralmente "se ferra"!! E se for movida por sentimentos fortes ou mergulhada num "momento desabafo", então... Não passa muito tempo e você descobre que não se trata de coragem coisíssima nenhuma, mas de pura burrice mesmo e falta de diplomacia. A indignação que seria de todos chega ao interlocutor como se fosse só sua, e todo o ressentimento gerado pela situação volta e recai apenas sobre quem se pronunciou.
No final das contas, geralmente acontece assim: mesmo que tenha toda a razão do mundo, a partir do momento que "levantar a lebre", o errado passa a ser você.
No final das contas, geralmente acontece assim: mesmo que tenha toda a razão do mundo, a partir do momento que "levantar a lebre", o errado passa a ser você.
Menina, que legal! gostei da sua abordagem.
Sempre que lembro dessa expressão recordo de um desenho animado em que o patolino vai a um local onde existe uma placa dizendo "caça permitida" (ou algo assim) e, levanta uma lebre pelas orelhas.
Assim que ele se apresenta, ocorre um grande tiroteio e todos atiram nele rssrs...
É que a temporada de caça não era de coelho mas de pato...
ab
Márcio
Oi, Márcio,
que legal sua visita e comentário, adorei lembrar a cena do patolino - e não é que é mesmo a tal da lebre?...
Interessante isso: Se vc levanta a lebre (literalmente falando) geralmente o faz pelas orelhas e aí o bicho reage com um coice duplo quase sempre na sua cara. Tudo a ver!
Interessante mesmo, Luisinho! O literal dando origem ao figurado... muito bom! :)
oa
Não parece que "levantar a lebre" seja sempre negativo, como sugere o texto. O significado comum, que encontrei, seria de "trazer à tona um problema inesperado". Isso poderia acontecer no final de uma reunião. Em situação ideal, os demais participantes tenderiam a agradecer, já que um assunto importante não passara em branco.
Eu já ouvi essa expressão entre vendedores de automóveis. Quando alguém está interessado em um carro específico, mas desconhece sua procedência, manda um despachante "levantar a lebre", pra verificar se a documentação está em dias.
Há várias situações em que essa expressão se aplica, e com esse tom mesmo... Interessante. Obrigada pela msg.