Edleuza
"Levantar a lebre" é uma expressão popular bastante conhecida e significa "suscitar uma questão; trazer à luz o que estava escondido". Na verdade, significa que alguém torna público o que estava entalado na garganta de todo mundo, mas que ninguém tinha coragem de dizer.
A princípio pode até parecer um ato "heroico", mas, na prática, a pessoa que "levanta a lebre" geralmente "se ferra"!! E se for movida por sentimentos fortes ou mergulhada num "momento desabafo", então... Não passa muito tempo e você descobre que não se trata de coragem coisíssima nenhuma, mas de pura burrice mesmo e falta de diplomacia. A indignação que seria de todos chega ao interlocutor como se fosse só sua, e todo o ressentimento gerado pela situação volta e recai apenas sobre quem se pronunciou.

No final das contas, geralmente acontece assim: mesmo que tenha toda a razão do mundo, a partir do momento que "levantar a lebre", o errado passa a ser você.


10 Responses
  1. Menina, que legal! gostei da sua abordagem.
    Sempre que lembro dessa expressão recordo de um desenho animado em que o patolino vai a um local onde existe uma placa dizendo "caça permitida" (ou algo assim) e, levanta uma lebre pelas orelhas.
    Assim que ele se apresenta, ocorre um grande tiroteio e todos atiram nele rssrs...
    É que a temporada de caça não era de coelho mas de pato...
    ab
    Márcio


  2. Edleuza Says:

    Oi, Márcio,

    que legal sua visita e comentário, adorei lembrar a cena do patolino - e não é que é mesmo a tal da lebre?...


  3. luisinhospbq Says:

    Interessante isso: Se vc levanta a lebre (literalmente falando) geralmente o faz pelas orelhas e aí o bicho reage com um coice duplo quase sempre na sua cara. Tudo a ver!


  4. Edleuza Says:

    Interessante mesmo, Luisinho! O literal dando origem ao figurado... muito bom! :)



  5. Este comentário foi removido pelo autor.

  6. Este comentário foi removido pelo autor.

  7. Não parece que "levantar a lebre" seja sempre negativo, como sugere o texto. O significado comum, que encontrei, seria de "trazer à tona um problema inesperado". Isso poderia acontecer no final de uma reunião. Em situação ideal, os demais participantes tenderiam a agradecer, já que um assunto importante não passara em branco.


  8. Unknown Says:

    Eu já ouvi essa expressão entre vendedores de automóveis. Quando alguém está interessado em um carro específico, mas desconhece sua procedência, manda um despachante "levantar a lebre", pra verificar se a documentação está em dias.


  9. Entrelinhas Says:

    Há várias situações em que essa expressão se aplica, e com esse tom mesmo... Interessante. Obrigada pela msg.


Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails