Edleuza
Portal Educação - uma variedade de cursos ótimos, vale a pena ver:

Edleuza

Interessante! Acesse:
Mapa virtual





Edleuza


Recente obra de um grande autor,

vale a pena conferir.



Há uma ideia generalizada de que a aula de Português costuma arrancar suspiros de tédio de alunos supostamente desinteressados. Tal fato pode ser constatado perguntando a qualquer um sobre o grau de satisfação que uma aula de Português pode atingir. Esta, que deveria abrir mentes e formar cidadãos capazes de ler e produzir um texto, tem levado uma multidão a detestar por tabela o próprio idioma, afastando-a criminosamente do acesso a “universos culturais” que o domínio da linguagem implica.


Este livro traz, para tentar minimizar essa situação, sugestões e reflexões que tornarão as aulas de Português um momento mais agradável porque, além de abordar assuntos importantes, como metodologia, criatividade, autoestima textual e estratégias de produção textual ancoradas na Pedagogia do Encantamento, se destina ao professor que considera o aluno, não como um mero registro escolar falante, mas como um ser humano que merece, antes de quaisquer teorias de cunho pedagógico, linguístico, psicológico, sociológico etc., o nosso respeito e admiração.

Edleuza


*Tráfico: comércio clandestino, ilícito, ilegal.
*Tráfego: fluxo, trânsito, movimento.

(*alguns dicionários tratam os dois termos como sinônimos, no entanto, o uso se encarregou de consagrá-los com os significados acima)

Edleuza

Nesses anos todos de trabalho em sala de aula, sempre acreditei que ampliar o vocabulário dos alunos é uma prática de extrema importância no ensino da língua, tanto no que se refere à compreensão do que se lê, quanto ao preparo para a vida - olhamos para eles com o desejo e a esperança de que deem continuidade aos estudos, façam uma boa faculdade, alcancem níveis mais elevados...

A experiência tem me mostrado que vale a pena se esforçar para promover esse tipo de aprendizado - ainda mais quando se tem um relacionamento com a classe que dá abertura ao lúdico e à descontração. É lindo vê-los assimilando significados e depois atribuindo sentido aos textos.

Esta semana, na 6ª B, foi a vez da construção "pedir deferimento" (falamos sobre cartas de solicitação, desde as situações mais casuais até as que exigem maior formalidade). Depois de todo um processo de diálogo, leitura interativa ("rolou" até encenação), passamos a brincar com a tal expressão, incorporando-a à conversa. E nisso me vem um aluno, com uma carinha meio suspeita, e diz: "Professora, por favor, eu solicito, posso ir ao banheiro?" (mas são malandrinhos... nem era necessidade mesmo...). Tudo isso para ouvir, em tom também de brincadeira, "Pedido indeferido!"

E a gente vai internalizando novos vocábulos, brincando, usando expressões formais dentro de situações descontraídas... eles têm gostado.



Deferir: aprovar, aceitar, conceder, anuir, corroborar, autorizar.



Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails